quarta-feira, janeiro 12, 2011

JERUSALÉM LIBERTADA



Torquato Tasso (1544 - 1595)

"Cosí vince Goffredo, ed a lui tanto 
avanza ancor de la diurna luce
ch'a la città già liberata, al santo
ostel di Cristo i vincitor conduce.
Né pur deposto il sanguinoso manto,
viene al tempio con gli altri il sommo duce;
e qui l'arme sospende, e qui devoto
il gran Sepolcro adora e scioglie il voto"...

 

Jerusalemme Liberata, T. Tasso


Obra, composta por vinte cantos, o autor  relata os acontecimentos da primeira cruzada, no século XII e tem como personagem a figura de Godofredo de Bulhão que, na chefia dos exércitos cristãos, partiu para conquistar Jerusalém, o qual se encontrava nas mãos dos infiéis turcos, libertando o Santo Sepulcro, em 1099.
Tasso misturou personagens reais com fictícios – uma das razões da crítica dirigida ao seu trabalho. Os factos que constituem o enredo iniciam-se no sexto ano da referida Cruzada, quando Deus enviou um anjo a Godofredo, chefe do exército cristão, ordenando-lhe libertar Jerusalém.

Argumento Geral:

Naquele ano Godofredo de Bulhão, por inspiração divina, reúne-se aos cavaleiros cristãos e a guia-os contra Jerusalém. Segue-se o assédio da cidade, defendida pelo rei Aladino, a guerreira persa Clorinda, Argante e Solimán. Entre os cruzados distinguem-se Tancredo e Reinaldo, antepassado da casa de Leste . Nas discórdias participam anjos e diabos, com uma função similar à dos deuses na épica clássica. Apesar do antagonismo, Tancredo sente uma forte paixão pela guerreira Clorinda.
Reinaldo foge do acampamento para evitar ser julgado por Godofredo por ter dado morte a outro cruzado. A maga Armida, enviada pelo rei de Damasco, faz magicamente prisioneiros a vários cavaleiros cristãos, aos quais leva a uma torre junto ao Mar Morto. Tancredo luta com Argante. Uma série de reveses posteriores provoca uma sublevação dos cruzados contra Godofredo. Depois de dominá-la, Godofredo enfrenta-se com Solimán e vence-o. Reinaldo liberta a alguns dos prisioneiros da maga Armida.
Godofredo lança um ataque contra Jerusalém mas, pela noite, Clorinda e Argante incendeiam as máquinas de guerra dos cruzados. Tancredo surpreende a Clorinda e mata-a sem conhecer sua identidade. Baptiza-a dantes de morrer.
O mago Ismeno enfeitiça o bosque com cuja madeira os cruzados pretendiam construir novas máquinas. Godofredo envia a procurar a Reinaldo, único capaz de conjurar o feitiço, e que tem caído em poder de Armida. Esta, apaixonada dele, o retém nas Ilhas Afortunadas. Ao ficar livre de seu feitiço, Reinaldo confessa-se com Pedro, o Eremita, e desfaz o encantamento. Depois de construir novas máquinas, os cruzados apoderam-se de Jerusalém. Tancredo mata a Argante. Ainda que os egípcios enviam reforços, são também derrotados pelos cristãos.